O secretário das reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, defendeu nesta terça-feira (11/04) que o fomento à concorrência é a maneira mais eficiente para o crescimento econômico no Brasil.
“Existem muitas barreiras dentro do próprio estado para a competição, muitos impostos. Nossa missão é promover a concorrência inclusive dentro do governo, sem perder de vista a finalidade que a regulação tem, mas abrir espaço para que gere mais concorrência”, defendeu.
- Haddad garante fechar texto do arcabouço fiscal antes de viagem à China
- Arcabouço fiscal passa pelos ajustes finais antes da chegada ao Congresso
- Presidente da Unafisco Nacional defende reforma tributária para reduzir desigualdades
Reforma tributária
A respeito da reforma tributária, o secretário destacou a missão de que as mudanças ajudem a corrigir as distorções na tributação, objetivo este que vem sendo discutido com o secretário especial Bernard Appy.
“O ideal para a gente, do ponto de vista da alocação de recursos produtivos, é que os impostos não fossem sentidos pelos empresários e que não fossem distorcidos na atividade econômica. Precisamos nos movimentar em torno do IVA, que tem sido adotado pela maioria dos países envolvidos, e gera menos distorções do ponto de vista econômico. É preciso ter regras específicas para cada setor, e por outro lado é preciso convergir para um modelo de simplificação tributária”, explicou.
Além da reforma tributária, foi debatido na ocasião o crédito para empresas. A Caixa Econômica Federal firmou uma parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O objetivo do acordo é incentivar o crescimento de micro e pequenas empresas, com soluções especiais de crédito e atendimento. Mais de 2,1 milhões de associados da CACB podem se beneficiar com o acordo.
Saiba Mais
- Economia Itaú e Santander fecham acordo para suspender ações contra Americanas
- Política Governo publica novas regras para Lei Rouanet nesta terça (11/4)
- Economia Governo estuda aumentar subsídio e reduzir juros do Minha Casa, Minha Vida
- Economia Presidente da Caixa pede maior flexibilidade na lei do Pronampe
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.