O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que "não tem fundamento" uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) sobre o seu pai, Eduardo Campos, ter recebido propina em uma conta na Suíça. Em nota, João relembrou que a acusação que veio à tona nos últimos dias foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do ministro Ricardo Lewandowski.
"Eduardo Campos era um homem íntegro, correto e dedicado às missões que lhe foram conferidas pelo povo. Sua retidão foi uma marca que o acompanhou durante toda a sua vida pública, pautada, sobretudo, pela sua incansável luta pelo combate às diferentes formas de desigualdade. O meu pai sempre foi motivado pela vontade de fazer, como ele costumava dizer, a máquina moer para os que mais precisam", disse João.
A denúncia trazida à tona, neste sábado (8/4), é um desdobramento da apresentada pela Operação Lava-Jato, em junho de 2022. A acusação acusa João Campos de receber R$ 771,5 mil em propina como forma de pagamento a um suposto favorecimento à empreiteira durante os governos de Eduardo Campos em Pernambuco entre 2007 e 2014.
"Eduardo Campos foi eleito, seguidas vezes, o melhor governador do Brasil, sendo ainda reeleito com o maior percentual da história. Só consegue isso quem é íntegro, dedicado, competente, fazendo bem feito para quem mais precisa", reforçou João.
- João Campos diz que não pode celebrar vitória sem lembrar do pai, Eduardo Campos
- MP afirma que Eduardo Campos recebia propina em contas na Suíça
- Pedro Campos diz que acusação de Bolsonaro é "preconceito contra o Nordeste"
Eduardo Campos
Em 13 de agosto de 2014, quando era candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB) morreu em um acidente aéreo em Santos (SP). Segundo analistas e eleitores, o episódio trágico mudou o curso das eleições daquele ano. Muitos apontavam o ex-governador de Pernambuco como um forte candidato a surpreender Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) e chegar à presidência da República.
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a causa da queda da aeronave se deu por diversos fatores, como condições inapropriadas para a operação do aeródromo, desorientação visual do piloto ou falha humana.
Leia na íntegra a nota de João Campos
Quem conheceu o meu pai, o ex-governador Eduardo Campos, sabe que não há o menor fundamento na denúncia realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), que o acusava, de forma completamente equivocada, de receber propina da Odebrecht por meio de uma conta no exterior. Inclusive, a ação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), através de decisão do ministro Ricardo Lewandowski, o que claramente reforça a sua improcedência.
Eduardo Campos era um homem íntegro, correto e dedicado às missões que lhe foram conferidas pelo povo. Sua retidão foi uma marca que o acompanhou durante toda a sua vida pública, pautada, sobretudo, pela sua incansável luta pelo combate às diferentes formas de desigualdade.
O meu pai sempre foi motivado pela vontade de fazer, como ele costumava dizer, a máquina moer para os que mais precisam. Seus mandatos no Legislativo, sua passagem pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e suas duas gestões à frente do Governo de Pernambuco compõem a trajetória de um homem que entendia que a política é o principal meio para promover transformações na vida das pessoas. Nunca como um caminho para o próprio favorecimento.
Eduardo Campos foi eleito, seguidas vezes, o melhor governador do Brasil, sendo ainda reeleito com o maior percentual da história. Só consegue isso quem é íntegro, dedicado, competente, fazendo bem feito para quem mais precisa.
João Campos
Prefeito do Recife
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.