A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) vai comandar a Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul) no período entre 2023 e 2025. A pessedista foi escolhida pelo colega de partido e presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A antecessora de Zenaide no cargo era a senadora Leila Barros (PDT-DF).
Zenaide usou as redes sociais para agradecer a Pacheco pela confiança e afirmou que irá atuar com zelo pelos direitos das mulheres. “Sou a nova procuradora da Mulher no Senado! Agradeço à bancada feminina e ao presidente Rodrigo Pacheco por me confiar esta função que muito me honra e me desafia, pois suceder a excelente Leila Barros não é fácil! Vamos em frente, com muito zelo pelos direitos das mulheres!”, publicou.
Sou a nova Procuradora da Mulher no Senado! Agradeço à bancada feminina e ao presidente, @rodrigopacheco , por me confiar esta função que muito me honra e me desafia, pois suceder a excelente @leiladovolei não é fácil! Vamos em frente, com muito zelo pelos direitos das mulheres! pic.twitter.com/fVtXbVk4lw
— Zenaide Maia (@zenaidern) April 4, 2023
- Janja recebe homenagem do Senado Federal no Dia das Mulheres
- Bancada feminina do Senado recebe senadoras eleitas e vê avanços em 2 anos
- Com representação feminina baixa, "machocentrismo" dá as cartas no Congresso
Na avaliação de Zenaide Maia, as mulheres são excluídas do debate em diversos temas e o papel da ProMul é justamente trazê-las para esses espaços.
“A ProMul foi criada para zelar pelos direitos de nós mulheres, tanto no enfrentamento à violência quanto na promoção da igualdade entre os gêneros. Temos desafios pela frente, mas estamos com disposição para dois anos de muito trabalho, dando visibilidade a temas de interesse das mulheres. Inclusive temas que elas nem sempre são chamadas a opinar, como a reforma tributária e o orçamento-geral da União. Mas vamos também debater a igualdade salarial entre homens e mulheres que trabalham na mesma empresa com a mesma função e incentivar as mulheres a participar cada vez mais da política”, afirmou a senadora.
ProMul
Criada em 2013, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado visa inserir a Casa de forma mais direta e efetiva no debate e na atuação sobre questões de gênero. O objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade com maior igualdade de gênero.
Saiba Mais
- Política Lula sanciona lei que prevê funcionamento 24 horas de delegacias da mulher
- Política "Objetivo é entregar 10 mil casas nos primeiros 100 dias", diz Jader Filho
- Política Senado e Câmara fecham acordo sobre comissão mista para votar 4 MPs
- Política Governo deve encaminhar arcabouço fiscal na próxima semana, anuncia Padilha
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.