O ministro das Cidades, Jader Filho, entregou nesta terça-feira (4/4) 336 casas do programa Minha Casa Minha Vida em Recife, Pernambuco. Segundo o chefe da pasta, o objetivo é entregar 10 mil unidades até o marco dos 100 primeiros dias do governo federal, que se completa na terça que vem (11).
"Nosso objetivo é chegar até o centésimo dia do governo Lula entregando cerca de 10 mil unidades habitacionais. Essa é a nossa intenção, e também retomar mais de 10 mil obras que estavam paralisadas. Como eu disse, a gente precisa dar velocidade. O Minha Casa Minha Vida precisa voltar com toda a força", declarou o ministro a jornalistas durante a entrega das casas.
- Minha Casa Minha Vida deve entregar 7,4 mil casas até maio, diz Lula
- Governo prepara financiamento para prédios urbanos, diz ministro das Cidades
- Após acordo com MDB, Lula leva Tebet, Jader Filho e Renan Filho para o time
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu em suas redes sociais uma estimativa mais conservadora: de 7,4 mil casas entregues até o fim de maio. Até dezembro, a expectativa, segundo o petista, é retomar 30 mil obras paradas. De acordo com o governo, o programa habitacional já entregou 4.785 casas desde o início da gestão em 11 cidades, de 8 estados, com investimento de R$ 491,8 milhões.
Regulamentação
Jader Filho anunciou ainda que a regulamentação do programa para novas obras deve ser lançada nos próximos dias. "Para que, daí, a gente possa fazer as novas contratações. Para a gente poder fazer parcerias", declarou o ministro. Ele também agradeceu ao Congresso Nacional pela entrega. "Se a gente está falando dessas novas contratações, em ter recursos para o Minha Casa Minha Vida, é graças à medida da transição. Então isso, para nós, é muito importante", afirmou.
Entre os parlamentares presentes estava o senador Humberto Costa (PT-PE). O prefeito de Recife, João Campos (PSB), também compareceu.
Modelo
Os 336 apartamentos entregues hoje ficam no condomínio Ruy Frazão, e têm 44 m² de área, além de quadra e centro de convivência para os moradores nas áreas comuns. Em Recife, é o primeiro empreendimento que segue o modelo de parceria com entidades, e é destinado a famílias do Movimento de Lutas nos Bairros, Vidas e Favelas (MLB).
O condomínio tem água, esgoto, iluminação pública, energia, pavimentação e drenagem, além de, nas imediações, ter acesso a transporte público, uma creche, três escolas e um posto de saúde.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.