O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou nesta segunda-feira, 3, a jornada do Abril Vermelho com a invasão de 800 hectares de terras de três engenhos no município de Timbaúba em Pernambuco. A informação foi confirmada pelo movimento, segundo sua assessoria de comunicação. Para o MST, a região é composta por dois engenhos improdutivos "que não cumprem a função social, que é produzir alimentos para a sociedade".
- MST invade fazendas da Suzano na primeira onda de ações no novo governo Lula
- Invasões do MST avançam e deputados reagem no Congresso
- Fazendeiros 'ocupam' invasão do MST para retirar sem-terra na Bahia
- Bancada ruralista condena invasões do MST: "Conivência com impunidade"
O movimento alega que as terras pertencem ao governo estadual e que foram griladas. "Os engenhos ocupados pelos Sem Terra também são terras devolutas (públicas), pertencentes ao governo de Pernambuco, que foram griladas pela usina", afirma uma nota oficial do MST. A invasão contou com aproximadamente 250 trabalhadores. O movimento prepara uma série de atividades durante o mês e indica que todas elas serão em defesa da reforma agrária.
Saiba Mais
- Política Análise: Arcabouço fiscal pressupõe a redução da taxa de juros
- Política Líder do governo pede que MPs de Bolsonaro sejam tiradas da pauta do Senado
- Política Relatoria do novo arcabouço fiscal gera queda de braço na Câmara
- Política Atitude de Lula em trocar cargo por apoio é reprovada por 61%, diz Datafolha
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.