Jornal Correio Braziliense

Congresso

Com aval do PT, deputado do PL será relator do Orçamento no Congresso

Motta é consenso no governo Lula, sinalizou ministro Alexandre Padilha nesta quinta-feira, ao apontar nome do parlamentar, de "perfil moderado". Presidência da Comissão de Orçamento é do PSD

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) é a indicação do PL para a relatoria da Comissão Mista Orçamentária (CMO). O nome do parlamentar foi anunciado na manhã desta quinta-feira (30/3) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como nome certo para assumir o posto.

Ao Correio, Motta disse que aguarda a oficialização como relator que virá de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional. Pacheco vai editar ato criando a comissão. A escolha se deu em uma reunião de líderes no início deste mês e que a opção do partido foi levada a Arthur Lira (PP-AL) pelo líder do PL, Altineu Cortes (RJ). Lira é presidente da Câmara.

O PL estava sofrendo resistência de Lira e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ancorar a relatoria. Questionado sobre a razão da aceitação do Palácio do Planalto, o deputado federal defendeu que tem perfil técnico e moderado, perfil que foi destacado por Padilha. Motta é graduado em Ciências Contábeis.

A presidência da CMO é da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), irmã do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-AL), relator da reforma tributária que está sendo discutida em Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados.