Jornal Correio Braziliense

Presidência da República

Lula despacha do Alvorada em dia de chegada de Bolsonaro ao Brasil

Após pneumonia, retorno de Lula ao Planalto estava previsto para esta quinta (30/3), mas o presidente decidiu manter agenda na residência oficial, divulgada na noite de ontem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despacha do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (30/3), dia em que desembarca em Brasília o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista está na residência oficial desde que foi diagnosticado com uma pneumonia causada por bactéria e pelo vírus Influenza A. Na agenda de hoje, Lula tem reuniões com ministros, bem como com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e receberá a taça da Copa do Mundo feminina.

Até ontem, a previsão, segundo ministros palacianos, era de que o presidente retornasse ao Palácio do Planalto nesta quinta. A decisão de manter a agenda no Alvorada foi tomada na última noite, logo antes da divulgação dos compromissos oficiais da Presidência.

Lula recebe, às 9h, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Às 10h, o presidente receberá a apresentação da taça da Copa do Mundo feminina da Fifa, que ocorre neste ano na Austrália e na Nova Zelândia. Com a ministra dos Esportes, Ana Moser, o presidente assinará ainda um decreto de incentivo ao futebol feminino.

Às 15h, Lula tem uma reunião com Jean Paul Prates. Logo depois, às 16h30, falará com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e com Márcio Macêdo. O último compromisso será às 17h30, com o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Bolsonaro volta ao Brasil

A quinta-feira também é marcada pelo chegada, em Brasília, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após 90 dias nos Estados Unidos. A segurança do Distrito Federal amanheceu reforçada, especialmente na Esplanada dos Ministérios, pelo receio de manifestações ou tumulto durante a chegada do ex-chefe do Executivo.

Bolsonaro desembarcou por volta das 6h40 no Aeroporto Internacional de Brasília e chegou há pouco na sede do PL, no Brasil 21, onde participa de um evento fechado. Com a presença do rival na capital, Lula e os principais ministros do governo devem evitar confrontos diretos com Bolsonaro.