Entre apoiadores e curiosos, cerca de 300 pessoas se aglomeram no Aeroporto Internacional de Brasília, na manhã desta quinta-feira (30/3), na esperança de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimentasse os presentes. No entanto, mesmo com os apelos, o ex-chefe do Planalto saiu do local sem conversar com os bolsonaristas. O ex-presidente deixou o aeroporto por uma rota alternativa. Ele participa de um evento do PL no Complexo Brasil logo mais.
O avião pousou por volta das 6h40. No saguão, os bolsonaristas cantavam o Hino Nacional e entoavam o coro de "Deus, pátria, família e liberdade" — bandeiras defendidas durante a campanha. Eles chamaram pelo "mito" e também xingaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "ladrão" enquanto esperavam algum sinal de Bolsonaro.
- Depois de 90 dias nos Estados Unidos, Bolsonaro chega a Brasília
- Retorno de Bolsonaro a Brasília será teste de fogo para forças de segurança
- Trânsito na Esplanada não será bloqueado para chegada de Bolsonaro
- Bolsonaro chega ao Brasil já com depoimento marcado na Polícia Federal
A Polícia Militar, com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran), faz o policiamento. Os carros que chegam ao aeroporto estão sendo parados por policiais e agentes. A PF também sugeriu que as pessoas evitem ir ao local, para não atrapalhar o andamento dos voos.
Ele estava nos Estados Unidos desde dezembro do ano passado, após sair derrotado das eleições que definiram vitória ao presidente Lula. No Brasil, ele deve cumprir uma agenda institucional como presidente de honra da legenda, com o objetivo de atrair cabos eleitorais para o pleito municipal de 2024 e gerar impacto nas eleições de 2026.