O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad se reúnem na tarde desta quarta-feira (29/3) no Palácio da Alvorada para discutir sobre o novo arcabouço fiscal. O encontro deve ocorrer a partir das 15h.
Desde o dia 24, o chefe do Executivo tem despachado da residência oficial após ter sido diagnosticado com pneumonia e infecção pelo vírus da Influenza A na noite do último dia 23. Ele também precisou cancelar a viagem à China até que se encerrasse o ciclo de transmissão viral.
- Brasil negocia com China nova data para viagem de Lula; 11/4 é possibilidade
- Haddad prevê reunião "conclusiva" do arcabouço fiscal nesta quarta-feira
- Banco Central reitera, em ata, política de linha dura monetária no país
Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a reunião que integrará ainda os integrantes da Junta de Execução Orçamentária (JEO) será conclusiva. Haddad e sua equipe trabalham com a expectativa de que o arcabouço seja divulgado até sexta-feira (31/3). O ministro trabalha ainda com 15 de abril como data limite para o envio do texto ao Congresso Nacional, a mesma prevista para o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024.
Também hoje, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Lula tem a intenção de enviar o novo arcabouço fiscal ao Congresso Nacional o mais rápido possível, mas que ainda não há data definida. Segundo o ministro, Lula tem conversado diariamente com Haddad e que os presidentes da Câmara e do Senado têm sinalizado pela rápida aprovação do novo arcabouço.
No último dia 21, Lula destacou que o texto da ancoragem fiscal, que combina curva da dívida, superávit e controle de gastos, está “maduro” e voltou a defender que políticas sociais fiquem fora do teto.
“Acho que já está maduro. O que precisamos e eu tenho chamado atenção é: vamos fazer as coisas com muito cuidado porque não pode deixar faltar recurso para educação e saúde."
Reuniões técnicas
O encontro do ministro com Lula será no Palácio do Alvorada. Os demais ministros que integram a Junta de Execução Orçamentária (JEO) junto com o da Fazenda – Casa Civil, Planejamento e Orçamento e Gestão – ainda não confirmaram participação.
Contudo, técnicos das secretarias de Orçamento e da Secretaria Executiva do Planejamento estiveram reunidos no Ministério da Fazenda fechando as contas do novo modelo do arcabouço fiscal até bem tarde da noite de ontem.
O ministro disse que pretende apresentar o desenho final da nova regra fiscal aos líderes do Congresso nesta quinta-feira (30/3). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou reunião sobre o arcabouço fiscal para amanhã de manhã. E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por sua vez, marcou o encontro com os líderes para a parte da tarde.