O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi ameaçado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF) durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), na manhã desta quarta-feira (29/3). A discussão ocorreu enquanto os parlamentares debatiam a situação envolvendo o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que no dia anterior havia sido alvo de ofensas.
Fraga afirmou que tinha ido à sessão disposto a brigar com o presidente da comissão, Rui Falcão (PT-SP), por acreditar que ele teria chamado Nikolas de "chupetinha". Mas disse ter percebido que as declarações contra o colega de partido ocorreram por parte de Janones.
- Nikolas Ferreira é chamado de "chupetinha" na CCJ e rebate: "Tara da esquerda"
- Moraes autoriza desbloqueio de redes sociais de deputado bolsonarista
- Nikolas Ferreira: jornalista sofre racismo de apoiador do deputado
Em seguida, Fraga fez as ameaças. “Eu não uso chupeta, não. Eu uso é revólver mesmo, é pistola”, disse. O clima ficou tenso na sala onde ocorre a sessão e se iniciou um bate-boca entre os deputados.
Em seguida, Fraga tentou partir para cima de Janones, mas não chegou a se aproximar do parlamentar, pois foi impedido por outros congressistas. Fraga é coronel aposentado da Polícia Militar.
Confira o vídeo:
Em 2017, o parlamentar chegou a ter uma pistola apreendida na casa dele pela Polícia Civil. No entanto, foi absolvido, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da acusação de posse ilegal de arma em razão de resoluções do Exército que, na visão do Poder Judiciário, puderam retroagir para beneficiar o deputado.
Em nota, Alberto Fraga afirmou que não fez ameaças e afirmou que não estava armado no plenário da comissão. Confira a íntegra do texto:
"Nota de esclarecimento
Esse é o meu quinto mandato como deputado federal, sempre fui oposição, mas uma frase pauta a minha atuação parlamentar: “naquilo que discordarmos, a gente se respeita, naquilo que a gente concorda, a gente se une”. Minha oposição sempre foi responsável e construtiva.
Na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), durante um discurso, um deputado da oposição me mostrou uma chupeta, como forma de afronta e eu disse a seguinte frase: “Não uso chupeta, uso revólver, pistola”. Em nenhum momento fiz qualquer tipo de ameaça, e acabei sendo interrompido durante a fala. Também aproveito para esclarecer que não estava armado, nunca circulei pela Câmara dos Deputados com qualquer tipo de arma.
É evidente que a oposição irá se defender dos ataques, mas certo tipo de comportamentos não podem ser aceitos, como desrespeito, interferir na fala. Esses são comportamentos inaceitáveis.
Deputado Federal Alberto Fraga (PL-DF)".