Jornal Correio Braziliense

Impasse

Após reunião com Lula, Pacheco diz que buscará consenso sobre MPs

Presidente do Senado também prometeu ao chefe do Executivo "celeridade" ao arcabouço fiscal

Após reunião de mais de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (28/3), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que busca o consenso no impasse sobre as medidas provisórias (MPs) e prometeu “celeridade devida ao arcabouço fiscal”.

“Tratamos da tramitação das medidas provisórias e disse ao presidente que estamos trabalhando no encaminhamento da busca de um consenso. Também ressaltei ao presidente Lula que daremos celeridade devida ao arcabouço fiscal”, disse o senador em comunicado. “Dentro disso, houve o reconhecimento mútuo de que a taxa de juros no Brasil está muito alta e afirmei ao presidente a importância de encontrarmos caminhos sustentáveis para a redução da taxa o mais rápido possível”.

Segundo Pacheco, que teve convite para se juntar à comitiva do governo que irá a China renovado por Lula, outro tema tratado no encontro foi o Marco Civil da Internet.

“Outro ponto da conversa foi em relação à regulação das redes sociais e de plataformas da internet, tema que será discutido pelo Congresso e que precisará do apoio do governo. Por fim, o presidente Lula renovou o convite para que eu integre a comitiva que irá à China, diante de uma nova perspectiva da visita ao país asiático”, finalizou.

O encontro com Lula vem em meio a uma queda de braço entre Pacheco e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O impasse envolve a instalação das comissões mistas para MPs e uma disputa por influência na tramitação destas. Algumas das medidas que aguardam a resolução da crise abordam a criação de ministérios, o voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Financeiros (Carf), além de programas de interesse do Planalto, como o Minha Casa, Minha Vida.