Líderes da Câmara estão reunidos com Arthur Lira (PP-AL) nesta segunda-feira (27/3) na Residência Oficial, para discutir uma sugestão por parte dos deputados para que chegue ao fim o impasse das comissões mistas, que analisam medidas provisórias (MPs). A líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MT), e o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira (PI), estão na reunião, ambos senadores.
São cinco nomes do PP no compromisso. Também está na pauta o acordo para que se chegue a um consenso sobre as 10 proposições do tipo, pautadas por Lira para serem votadas ao longo desta semana. Conforme adiantou o Correio, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem interesse de que as dez sejam aprovadas.
Do encontro, sairá uma proposta para que Lira e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, discutam novamente a retomada dos colegiados. Pelo menos 17 líderes partidários da Câmara estão na agenda com o presidente da Câmara.
- Lira fará reunião de líderes para tratar de MPs, diz Padilha
- Lira pauta 10 das 13 MPs e escolhe relatores entre nove partidos; PT tem duas
- Planalto entra em cena e tenta sanar crise entre Lira e Pacheco
Questionados por jornalistas, os caciques evitaram se posicionar sobre as propostas que estão na pauta para resolver o impasse. Do lado do governo, José Guimarães (PT-CE) é o nome para negociar com Lira e seus colegas.
A expectativa, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é de que ambos os presidentes cheguem a um consenso. O entendimento, contudo, dos senadores é de que os colegiados já estão instalados e de que a proposta a que se chegue partirá da decisão tomada na semana passada, em que Pacheco tomou após reunião com os líderes partidários do Senado.