Jornal Correio Braziliense

Agenda internacional

Lula aceita convite e deve ir à Espanha após Portugal, diz chanceler

Informação foi confirmada nesta sexta (24/3) pelo chanceler Mauro Vieira ao ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, durante encontro na República Dominicana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou convite para ir à Espanha no fim de abril, após viagem já programada a Portugal. A informação foi confirmada nesta sexta (24/3) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao chanceler espanhol, José Manuel Albares.

Vieira esteve reunido com Albares em Santo Domingo, na República Dominicana, onde ocorre a XXVIII Cúpula Ibero-americana. O evento reúne representantes de alto nível de 22 governos das Américas e da península Ibérica. Segundo o Itamaraty, ambos debateram também sobre a futura presidência espanhola da União Europeia (UE), sobre a cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a UE, que ocorre em julho, e sobre a negociação de um tratado entre ela e o Mercosul. 

Além do chanceler espanhol, Mauro Vieira reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, para tratar da retomada das relações entre os países e a volta da cooperação, incluindo "apoio às comunidades ianomâmis em ambos os lados da fronteira", de acordo com o Itamaraty.

Lula vai a Portugal entre os dias 22 e 25 de abril, e deve ir, na sequência, à Espanha. O convite foi feito ao petista no início do mês por representantes do governo espanhol.