Jornal Correio Braziliense

Governo

Lula mantém reunião com núcleo do governo; agenda será no Alvorada

O presidente Lula foi diagnosticado com "pneumonia leve" e precisou remarcar horário da reunião. O encontro ocorre em meio ao imbróglio das medidas provisórias entre a Câmara e o Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve nesta sexta-feira (24/3) a reunião com o conselho político, prevista anteriormente para a manhã. A agenda oficial foi inicialmente cancelada, mas foi remarcada para as 15h, no Palácio da Alvorada. Devido a um diagnóstico de pneumonia leve, o chefe do Executivo adiou em 24 horas a viagem à China. Ele deverá viajar apenas no domingo (26).

Entre os convidados para a reunião na residência oficial presidencial, estão os ministros Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), bem como o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho; o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues; o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner; e o líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães. 

O encontro ocorre em meio ao imbróglio das medidas provisórias entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que tem travado o Congresso Nacional. A agenda é importante para destravar a casa legislativa. O encontro conta ainda com pautas como arcabouço fiscal e o inquérito que investiga integrantes de uma facção criminosa por planejar matar e sequestrar autoridades, além de acertos da viagem à China e orientações gerais.