A ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou nesta sexta-feira (24/3) que o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é bom, com um "princípio de pneumonia já tratado", e que o petista está "muito bem acompanhado". A declaração ocorre após Lula adiar viagem à China do sábado para domingo em razão de um quadro leve de pneumonia. O Planalto também cancelou, mais cedo, as agendas previstas para hoje.
"O diagnóstico é de um quadro leve, repouso no dia de hoje. Ele já está muito bem acompanhado", afirmou a ministra a jornalistas durante evento de lançamento da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose. "Princípio de pneumonia já tratado", completou.
- Lula será reavaliado por médicos para definir se viagem à China está mantida
- Nísia Trindade sobre falta de médicos: "Pior cenário em 10 anos"
- Lula encontra vocalista do Coldplay e brinca sobre pulseiras
Lula está sendo acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que desembarcou em Brasilia hoje pela manhã. O médico atende o presidente há algum tempo.
Segundo o Planalto, o presidente passa bem, apesar do quadro. A viagem à China está mantida, a princípio, incluindo o encontro com o presidente chinês Xi Jinping. Lula também tinha marcado uma reunião com líderes do Congresso para debater o embate entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o rito das Casas para aprovação de Medidas Provisórias de Lula.
Ainda não há confirmação se o presidente participará, mas consta na agenda do presidente uma reunião com ministros no Palácio da Alvorada às 15h.