Vide-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Cid Gomes (PDT-CE) anunciou nesta quinta-feira (23/3) que a votação do plano de trabalho da comissão será adiado para a próxima quinta (30). A deliberação sobre a proposta apresentada pelo presidente do colegiado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), estava prevista para hoje.
O adiamento ocorreu por coincidência de horário com uma reunião de líderes no Senado e com uma sessão no Plenário da Casa, o que impossibilitou o quórum para a votação.
- Lira critica Renan e afirma que 13 MPs serão votadas na próxima semana
- Mirando Bolsonaro, Renan reaviva CPI da Covid e pauta PL sobre genocídio na CRE
- Itamaraty e CRE do Senado preparam retirada de nomes bolsonaristas das embaixadas
- A um passo da CRE do Senado, Renan Calheiros recebe ucranianos nesta terça
O plano de trabalho apresentado por Calheiros em 16 de março registra um panorama do cenário internacional. "Adotamos como premissas os cenários e tendências das relações internacionais, tais como: queda da atividade econômica global, prevalência do paradigma de desenvolvimento sustentável, crescimento da demanda global por alimentos, água e energia, maior protagonismo dos países em desenvolvimento e do BRICS."
O documento contém ainda previsões de audiências públicas sobre a defesa nacional, diplomacia ambiental, protagonismo brasileiro no tabuleiro internacional e sobre o papel constitucional das Forças Armadas.