Jornal Correio Braziliense

Operação Lesa Pátria

PF prende homem que ensinou táticas de guerrilha em acampamento golpista no DF

Investigação aponta que técnicas profissionais para atentados foram adotadas nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Suspeito mora no Riacho Fundo

A Polícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os ataques contra as sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. A corporação cumpre nesta quinta-feira (23/3) um mandado de prisão contra um homem que mora no Riacho Fundo.

De acordo com informações obtidas durante a investigação, o homem era responsável por ensinar táticas de guerrilha para extremistas que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. Esta é a 9ª fase da operação.

O homem é suspeito de atuar para incitar dos atos antidemocráticos. A PF afirmou que "as investigações apontam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, em Brasília". Além disso, de acordo com a corporação, "os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido".

O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação é permanente e as diligências apontam para um ataque planejado previamente e que usou estratégias profissionais para depredar e invadir prédios públicos.