O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai estar em agenda de governo nesta quarta-feira (22/3) na Paraíba, às 10h. O petista participará, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), do lançamento do Complexo Renovável Neoenergia, no município de Santa Luzia, interior do estado.
Segundo o Palácio do Planalto, esse é o primeiro complexo associado de geração de energia renovável no Brasil. A unidade integra a geração de energia eólica e solar, com investimento de cerca de R$ 3 bilhões. À tarde, no mesmo dia, o presidente estará com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e com a governadora Raquel Lyra (PSDB-PE), em Fernando de Noronha, Pernambuco, para assinatura da homologação do acordo de gestão compartilhada da ilha.
- Lula diz que "se depender dele" tratará da guerra da Ucrânia em viagem à China
- Lula elogia Zanin mas diz que indicação de ministro ao STF será "solitária"
- Lula, Lewandowski e Raquel Lyra se encontram nesta quarta em Fernando de Noronha
- Lula diz que entrará na Justiça por absurdos na Petrobras: "Não vai ficar por isso"
A disputa pelo domínio sobre o território tramitava no Supremo em ação na qual estavam, em lados opostos, o governo de Pernambuco e a União. Após a realização de 50 audiências de conciliação, o impasse foi superado, na semana passada, pela gestão Lula. Também amanhã, em Recife, o presidente participa do relançamento do Programa de Aquisição de Alimento (PAA). O evento está marcado para as 15h.
Na quinta-feira (23), o presidente vai estar no Rio de Janeiro, para assinatura da liberação de recursos à Lei Rouanet, de aproximadamente R$ 3 bilhões, e à Agência Nacional de Cinema (Ancine). Também está nos compromissos visita a instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), criado pelo presidente em 2008.
As verbas de fomento à cultura estavam suspensas desde o ano passado. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também participa da agenda. Lula afirmou na semana passada que ia expandir suas viagens pelo Brasil. O aumento, argumentou, vai ocorrer após seu retorno da China, marcado para o próximo dia 31. A agenda no Rio de Janeiro foi adiantada pelo Correio ontem.
(Colaborou Ingrid Soares)