Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que, após a viagem à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ir à Europa. Ainda não há, contudo, data para a visita. O petista embarca para o país asiático em 26 de março.
Alckmin reuniu-se nesta sexta-feira (17/3) com a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, para debater a relação entre o Brasil e a União Europeia, e também o avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Segundo Margrethe, o acordo com o Mercosul é "uma prioridade absoluta" para a União Europeia. E a presidente do bloco, Ursula von der Leyen, também deve visitar o Brasil.
- Haddad encontra Lula para apresentar desenho do arcabouço fiscal
- Além de Lira e Pacheco, Lula convida 25 parlamentares para viagem à China
"O Brasil voltou. Não há uma reunião de cúpula entre o Brasil e a União Europeia desde 2014. O presidente Lula deve ir, depois da China, à Europa. Acho que a presença da Margrethe aqui no Brasil e, provavelmente logo, a presença da presidente da União Europeia mostram essa aproximação permanente", declarou Alckmin. Segundo o vice-presidente, ainda as datas devem ser marcadas nas próximas semanas.
Alckmin, Margrethe e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, juntamente com outros membros das comitivas brasileira e europeia, encontraram-se hoje para debater medidas de aproximação comerciall.
"Para nós, finalizar o acordo de comércio entre o Mercosul e a União Europeia é uma prioridade absoluta. Para nós, este é um momento muito importante para a acelerar essa finalização. Esta é a hora para resolver as coisas. Nós temos exatamente este sentimento de que o Brasil está de volta, tanto como um parceiro da União Europeia quanto como um líder global", declarou, por sua vez, a vice-presidente da Comissão Europeia.
Alckmin e Margrethe participaram também da abertura do evento de lançamento do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil-União Europeia, na sede da Apex.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.