O senador Ciro Nogueira (PP-PI) anunciou na tarde desta quarta-feira (15/3) que as negociações sobre federação com o União Brasil estão encerradas. “No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, publicou nas redes sociais.
Mais cedo, o Correio adiantou a intenção do parlamentar de não seguir com as negociações, em razão da demora do União Brasil em fechar consenso sobre o tema e que, caso não chegassem a um consenso até o fim desta semana, não haveria mais diálogos. “Está dependendo muito mais do União que do PP. Se terminar a semana sem uma decisão, vamos esquecer o assunto”, disse.
- Interessado em federação, Ciro Nogueira dá ultimato ao União Brasil
- Na Câmara, PL abocanha mais comissões; federação PT-PCdoB-PV vem na sequência
- Rui Falcão é eleito novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça
A aglomeração entre ambas as legendas vem sendo costurada desde o começo do segundo semestre do ano passado, mas foi suspensa no calor das eleições presidenciais.
A legenda enfrentava resistência por parte da maioria de seus parlamentares, e o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, não quis referendar o aceno ao PP antes de tratar o tema com pacifismo internamente.
O líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA), chegou a passar uma lista entre deputados de apoiamento para a federação, mas não houve a adesão pretendida. Até a publicação deste conteúdo, o União Brasil não havia se manifestado sobre o tema.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.