O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) protocolou nesta terça-feira (14/3) ato convocatório para instalações das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. As reuniões para instalação das comissões e eleição dos respectivos presidentes e vice-presidentes serão feitas nesta quarta-feira (15/3).
Veja a ordem das escolhas das comissões:
Lira vem pressionando os deputados e as lideranças partidárias dentro da Câmara a se moverem por uma definição a respeito das comissões. O deputado quer destravar os trabalhos na Casa e para isso, é necessário que as comissões permanentes voltem a funcionar, já que diversos projetos precisam tramitar dentro dos colegiados para chegar ao Plenário.
No dia 1º de março, um ato assinado pelo deputado alagoano exonerou cerca de 160 servidores lotados em cargos de natureza especial e funções comissionadas, todas destinadas a atender os colegiados. A medida foi uma maneira que Lira encontrou de pressionar os partidos para ter uma rápida definição sobre o tema.
Os partidos de maior bancada na Casa, o PL e a federação PT/PCdoB/PV terão a maior quantidade de comissões, por volta de cinco ou seis colegiados cada. A tendência é que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara fique com o deputado federal Rui Falcão (PT-SP).
O partido do presidente da República também prioriza as comissões da Educação, de Meio Ambiente, de Direitos Humanos e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). A CFFC passou a ficar no radar do PT após especulações de que Bia Kicis — do PL — ficaria com a presidência do colegiado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.