O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (10/3) que o governo lançará um novo programa de investimentos ao estilo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até o fim de abril. Em coletiva à imprensa após reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, o ministro explicou que o novo programa será renomeado e contará tanto com novas obras, quanto com a conclusão de obras paradas.
“O portfólio de retomadas fará parte do PAC. O novo PAC terá outro nome e vai se reestruturar não só de obras novas, mas na conclusão do número enorme de obras. Só na Educação são cerca de 4 mil obras paralisadas. Só as que estão iniciadas, temos estimativa de R$ 4 bilhões para conclusão delas e faremos uma MP para viabilizar a conclusão dessas obras. Então, esse conjunto de obras comporá esse novo plano de investimento que contempla obras federais, pleitos dos estados e municípios com um volume de obras paralisadas”, apontou.
- Lula fala em recriar o PAC e defende empréstimos de bancos públicos
- Lula: "Não dá para ficar achando que o gostoso nesse país é guardar dinheiro"
Costa destacou ainda que a medida deverá ser anunciada por Lula no mês que vem. “No final de abril o presidente lançará esse novo plano de investimento, que terá um novo nome que a área da comunicação trabalhará substituindo o antigo PAC. Final de abril é o lançamento desse novo programa congregando esse conjunto de esforços.”
Na abertura da reunião com ministros das áreas de economia e infraestrutura na manhã de hoje, Lula tratou ainda sobre obras públicas e investimentos que podem ser retomados no país. O chefe do Executivo defendeu a recriação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Lula, a medida foi “o momento mais rico de investimento” no Brasil.
Lula também pediu ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que apresentem uma nova versão para o programa, incluindo um “novo nome”. “O PAC foi muito importante, produziu muita coisa, mas se a gente puder criar um novo programa é importante. Mostra que estamos renovando, inovando, que temos criatividade para fazer outras coisas”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.