Jornal Correio Braziliense

PRESENTE SAUDITA

PF intima ex-ministro e ex-assessor do MME para depor em inquérito das joias

Os depoimentos estão previstos para ocorrer nesta quinta-feira (9/3), mais ainda não há informações sobre o horário

A Polícia Federal intimou o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ex-assessor de pasta, Marcos André Soeiro, para depor na investigação sobre joias recebidas pela comitiva brasileira na Arábia Saudita. O depoimento está marcado para esta quinta-feira (9/3), mas ainda não há previsão de horário.

O ex-ministro Jair Bolsonaro (PL) e um ex-assessor estavam na viagem e foram os responsáveis por trazer os "presentes" ao Brasil. Era Marcos André Soeiro quem levava as joias apreendidas e avaliadas em R$ 16,5 milhões. A investigação foi iniciada pela PF a pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Em carta ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o ministro afirma que tentativas de entrada de artigos de luxo sem declaração de imposto.

Como o assessor não fez declaração, o Ministério da Fazenda apreendeu as joias e pediu o pagamento do imposto ou o reconhecimento da situação da mercadoria como patrimônio da União para liberá-la.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!