A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, informou, nesta quarta-feira, (8/3), Dia Internacional da Mulher, que a entrega das viaturas para atuar na Patrulha Maria da Penha e nas Delegacias Especializadas será feita até o dia 15 deste mês. O envio acontecerá após assinatura do acordo de cooperação e lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“O ministro Flávio Dino (Justiça) vai entregar ainda este mês. Ele já tem 270 viaturas. No dia 15 a gente assina o acordo de cooperação entre os ministérios, ele lança o Pronasci, que é um programa muito importante para o Brasil, e, a partir daí, as viaturas já serão entregues”, reforçou Cida.
- No Dia Internacional da Mulher, Lula anuncia projeto de igualdade salarial
- Há uma "sub-representação feminina" no Congresso, diz Rosa Weber
- Janja critica baixa representação de mulheres no Congresso: "Abaixo da média mundial"
Já as 40 Casas da Mulher Brasileira serão consolidadas por meio de processo licitatório que, de acordo com a ministra, "será ágil" porque será feito por meio de contratação direta. Apesar disso, a localização das novas casas dependerá da pactuação que o ministério fará com os estados e municípios, o que significa que a construção dependerá de uma iniciativa local.
“A partir da pactuação que será feita de adesão ao programa, nós estaremos definindo. E não somos nós, mas o próprio estado e o município que nos ajudarão a definir”, completou.
Os critérios para seleção dos lugares a receber os recursos — tanto as viaturas quanto as Casas da Mulher Brasileira — dependerão, em geral, do histórico do estado no combate de violência contra a mulher. “O número de violência, o número de feminicídio, onde que está acontecendo, a resistência, o estado que tem política para as mulheres, seja secretaria, organismo de política. São critérios fundamentais para receber recurso, receber a casa e as viaturas”, detalhou.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!