José Barroso Tostes Neto, ex-secretário da Receita Federal em 2021, perdeu o posto de comando no órgão pouco mais de um mês após a entrada ilegal das joias que seriam um presente do governo saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A comitiva do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, teve um dos assessores, o militar Marcos André Soeiro, barrado pelo posto da Aduana da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos.
Tostes Neto é servidor de carreira da receita. À época, a gestão do governo Jair Bolsonaro (PL) já havia feito quatro tentativas para recuperar as joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, segundo informação do jornal O Estado de S. Paulo.
Assumiu o lugar de Tostes, Julio Cesar Vieira Gomes, auditor fiscal de carreira e especialista em direito tributário. Gomes, que era próximo da família Bolsonaro, depois insistiria em mais uma tentativa frustrada de recuperar as joias retidas no posto aduaneiro de Guarulhos.
- CGU abre investigação sobre entrada ilegal de joias de Bolsonaro
- Auditor que barrou joias dadas a Michelle Bolsonaro já estrelou série de TV
- Receita apura como segunda caixa de presente para Bolsonaro entrou no Brasil
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!