Jornal Correio Braziliense

PRESENTE MILIONÁRIO

Ex-secretário da Receita foi demitido um mês após as joias serem apreendidas

José Barroso Tostes Neto é servidor da Receita Federal de carreira. Auditores do órgão barraram liberaçao de itens ilegais na Aduana em Guarulhos

José Barroso Tostes Neto, ex-secretário da Receita Federal em 2021, perdeu o posto de comando no órgão pouco mais de um mês após a entrada ilegal das joias que seriam um presente do governo saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A comitiva do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, teve um dos assessores, o militar Marcos André Soeiro, barrado pelo posto da Aduana da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos.

Tostes Neto é servidor de carreira da receita. À época, a gestão do governo Jair Bolsonaro (PL) já havia feito quatro tentativas para recuperar as joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, segundo informação do jornal O Estado de S. Paulo.

Assumiu o lugar de Tostes, Julio Cesar Vieira Gomes, auditor fiscal de carreira e especialista em direito tributário. Gomes, que era próximo da família Bolsonaro, depois insistiria em mais uma tentativa frustrada de recuperar as joias retidas no posto aduaneiro de Guarulhos. 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!