Menos de uma semana após chamada de vídeo com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o Rei Charles III. A ligação aconteceu por volta das 16 horas e estava prevista na agenda oficial do petista. O compromisso é parte da retomada da agenda diplomática do Brasil com outros países.
“Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III (Lula se refere a Charles), do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente”. Charles III é conhecido por sua defesa ao Meio Ambiente como membro da família real.
Em nota, o Palácio do Planalto “ressaltou ainda a fluidez da agenda bilateral nas áreas de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a covid-19”.
Em mandatos anteriores, Lula esteve com a mãe do Rei Charles III, a Rainha Elizabeth, falecida em setembro do ano passado. “Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009”, disse em publicação no Twitter, por ocasião da morte da rainha.
Havia expectativa de que Lula e Charles III falassem sobre a coroação do rei britânico, prevista para 6 de maio deste ano. Na publicação do presidente, contudo, não há menção sobre o assunto.
Com Zelensky, o petista conversou sobre um possível acordo de paz para pôr fim à guerra entre Rússia e Ucrânia que chegou a um ano em fevereiro e de uma possível ida do brasileiro ao país ucraniano, diante do convite feito pelo presidente asiático.
“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, publicou Lula no último dia 2.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!