Jornal Correio Braziliense

Congresso

Primeira tentativa de uma mulher presidente da Câmara completa 10 anos

Parlamentar à época pelo PMDB, hoje apenas MDB, Rose de Freitas foi a primeira na história da Casa, desde 1985, a concorrer ao cargo. Apesar de candidaturas, mulheres nunca presidiram a Casa e o Senado

A primeira tentativa de uma mulher se eleger presidente da Câmara dos Deputados completa 10 anos em 2023. Parlamentar à época pelo PMDB, hoje apenas MDB, Rose de Freitas foi a primeira na história da Casa, desde 1985, a concorrer ao cargo. O registro faz parte de levantamento solicitado pelo Correio à Câmara.

Dois anos antes, Rose de Freitas havia conseguido ser escolhida para figurar na chapa como primeira-vice-presidente, cargo para o qual foi confirmada, após votação em plenário. Foi o único mandato em que uma mulher ocupou um cargo de presidência, como vice.

No pleito, a também ex-senadora teve 47 votos dos 513 totais, ficando em segundo lugar. Na eleição ocorrida em 4 de fevereiro, Henrique Eduardo Alves (PSB) foi o vencedor. Entre 1985 e 2023, a Casa teve 18 presidentes, alguns com mais de um mandato. Michel Temer (MDB), por exemplo, ocupou o posto por três vezes.

Apesar da cadeira existir desde 1891, uma deputada jamais a ocupou. A parlamentar reeleita Luiza Erundina (PSol-SP) concorreu três vezes: 2016, 2017 e 2021. Filha de Roberto Jefferson (PTB), ex-presidente do partido e atualmente preso por determinação judicial, Cristiane Brasil (PTB) tentou se eleger em 2016.

No Senado, a primeira a tentar o posto é a hoje ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). Em 2019, a gestora chegou a anunciar candidatura, mas a retirou para apoiar Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Em 2021, levou de maneira independente a tentativa à frente, quando seu partido optou por apoiar Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que este ano foi reconduzido ao cargo.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!