Após adiar a viagem à China por conta do diagnóstico de pneumonia e infecção pelo vírus da Influenza A, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) remarcou a visita para o dia 11 de abril. O encontro com Xi Jinping deve acontecer no dia 14, em Pequim. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Inicialmente, o chefe do Executivo viajaria em 25 de março, mas desde a doença tem despachado no Palácio da Alvorada.
Segundo o Planalto, o objetivo da ida ao país asiático é aprofundar relações com seu principal parceiro comercial desde 2009. Em 2022, a China importou mais de US$ 89,7 bilhões em produtos brasileiros, especialmente soja e minérios, e exportou quase US$ 60,7 bilhões para o mercado nacional.
- Partidos anunciam formação do maior bloco da Câmara, com 142 deputados
- 'Encerro um ciclo da minha vida', diz Lewandowski após última sessão no STF
Tanto a agenda de Lula quanto a do presidente Xi Jinping estão repletas de encontros com líderes mundiais. O petista deve visitar Portugal entre os dias 23 e 25 de abril. Já em maio, Lula deve ir ao G7, no Japão.
Também em abril, o líder chinês receberá o presidente da Espanha, Pedro Sanchez, e o da França, Emmanuel Macron.
Saiba Mais
- Política Análise: Agora, sim, o governo Lula mostra sua política fiscal
- Política Militares que comemorarem golpe de 1964 poderão ser punidos pelo Exército
- Política 'Encerro um ciclo da minha vida', diz Lewandowski após última sessão no STF
- Política Câmara flexibiliza regras de combate ao desmatamento na Mata Atlântica
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.