Congresso

Com aval do PT, deputado do PL será relator do Orçamento no Congresso

Motta é consenso no governo Lula, sinalizou ministro Alexandre Padilha nesta quinta-feira, ao apontar nome do parlamentar, de "perfil moderado". Presidência da Comissão de Orçamento é do PSD

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 30/03/2023 14:46
 (crédito: Divulgação/Agência Câmara)
(crédito: Divulgação/Agência Câmara)

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) é a indicação do PL para a relatoria da Comissão Mista Orçamentária (CMO). O nome do parlamentar foi anunciado na manhã desta quinta-feira (30/3) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como nome certo para assumir o posto.

Ao Correio, Motta disse que aguarda a oficialização como relator que virá de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional. Pacheco vai editar ato criando a comissão. A escolha se deu em uma reunião de líderes no início deste mês e que a opção do partido foi levada a Arthur Lira (PP-AL) pelo líder do PL, Altineu Cortes (RJ). Lira é presidente da Câmara.

O PL estava sofrendo resistência de Lira e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ancorar a relatoria. Questionado sobre a razão da aceitação do Palácio do Planalto, o deputado federal defendeu que tem perfil técnico e moderado, perfil que foi destacado por Padilha. Motta é graduado em Ciências Contábeis.

A presidência da CMO é da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), irmã do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-AL), relator da reforma tributária que está sendo discutida em Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE