O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despacha do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (30/3), dia em que desembarca em Brasília o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista está na residência oficial desde que foi diagnosticado com uma pneumonia causada por bactéria e pelo vírus Influenza A. Na agenda de hoje, Lula tem reuniões com ministros, bem como com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e receberá a taça da Copa do Mundo feminina.
Até ontem, a previsão, segundo ministros palacianos, era de que o presidente retornasse ao Palácio do Planalto nesta quinta. A decisão de manter a agenda no Alvorada foi tomada na última noite, logo antes da divulgação dos compromissos oficiais da Presidência.
Trabalhando hoje no Palácio da Alvorada, com reuniões com a ministra @simonetebetbr, @MarcioMacedoPT e @silviolual. E assino também com a ministra @anabmoser o decreto da política de incentivo ao futebol feminino. Bom dia para todos!
— Lula (@LulaOficial) March 30, 2023
- Aliados de Bolsonaro chegam à sede do PL, no Brasil 21
- Bolsonaro frustra apoiadores e não aparece em saguão do aeroporto
- Esplanada tem movimentação normal; policiais reforçam a segurança
- Novo arcabouço fiscal: regra limita despesas e busca superavit; entenda
Lula recebe, às 9h, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Às 10h, o presidente receberá a apresentação da taça da Copa do Mundo feminina da Fifa, que ocorre neste ano na Austrália e na Nova Zelândia. Com a ministra dos Esportes, Ana Moser, o presidente assinará ainda um decreto de incentivo ao futebol feminino.
Às 15h, Lula tem uma reunião com Jean Paul Prates. Logo depois, às 16h30, falará com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e com Márcio Macêdo. O último compromisso será às 17h30, com o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.
Bolsonaro volta ao Brasil
A quinta-feira também é marcada pelo chegada, em Brasília, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após 90 dias nos Estados Unidos. A segurança do Distrito Federal amanheceu reforçada, especialmente na Esplanada dos Ministérios, pelo receio de manifestações ou tumulto durante a chegada do ex-chefe do Executivo.
Bolsonaro desembarcou por volta das 6h40 no Aeroporto Internacional de Brasília e chegou há pouco na sede do PL, no Brasil 21, onde participa de um evento fechado. Com a presença do rival na capital, Lula e os principais ministros do governo devem evitar confrontos diretos com Bolsonaro.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.