Combate ao racismo

Anielle busca adesão de municípios ao sistema para igualdade racial

Ministério da Igualdade Racial montará um grupo de trabalho para reformulação do sistema. Objetivo é reforçar, junto com prefeitos, políticas públicas para combater a discriminação

Ândrea Malcher
postado em 29/03/2023 13:45
 (crédito: Divulgação/Ministério da Igualdade Racial)
(crédito: Divulgação/Ministério da Igualdade Racial)

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, exortou a adesão de prefeitos ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial durante a programação da Marcha de Prefeitos, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ela apresentou a medida na última terça-feira (28/3) e hoje segue no corpo a corpo para que municípios contribuam com a institucionalização do combate ao racismo nos municípios.

“Em 2010, com a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, foi criado o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Esse sistema tem o propósito de organizar e articular a implementação de políticas e serviços prestados pelo Poder Executivo Federal, visando superar as desigualdades raciais existentes no Brasil”, disse a ministra.

Até abril, a pasta irá montar um grupo de trabalho com a missão de reformular o Sinapir. Ao aderir ao sistema, estados e municípios contribuem para o fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que reserva às pessoas negras (pretas e pardas) percentual mínimo de 30% na ocupação em Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE) na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A Administração Pública tem até 31 de dezembro de 2025 para alcançar os percentuais mínimos de reserva de vagas estipulados pelo normativo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE