O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará em maio um programa nacional para estimular a produção de alimentos saudáveis. A secretária-executiva, Fernanda Machiaveli, antecipou nesta quarta-feira (28/3) que a medida deve ser apresentada junto ao Plano Safra 2023/2024.
“(O programa) terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável”, disse Fernanda à Agência Brasil, durante um seminário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
- Em Recife, Lula retoma programa de alimentação e anuncia recursos para encostas
- Lula reativa Consea e quer pressa no combate à fome
Segundo a secretária-executiva, uma das ações deste programa será voltada para o desestímulo ao uso de agrotóxicos no país. “Essa também é uma agenda que a sociedade civil tem nos demandado”.
Fernanda destacou que o governo federal está reestruturando a política nacional na questão, um exemplo é a criação de um grupo de trabalho para reconstituição da Comissão Nacional da Agroecologia e Produção Orgânica, na semana passada.
"Esse grupo de trabalho técnico, com membros do governo e da sociedade civil, tem até 45 dias para fazer a proposição para a reconstituição dessa nova comissão. Enquanto isso, a gente já se propõe a fazer o debate dos temas que são indispensáveis de serem discutidos e que estavam represados nos últimos seis anos", explicou o secretário executivo da comissão, Silvio Brasil. O comitê interministerial de agroecologia é mais uma estrutura que está voltando às atividades e terá a primeira reunião ainda nesta semana.
Saiba Mais
- Política Dino confirma reforço de policiamento em aeroporto para retorno de Bolsonaro
- Política Consignado do INSS: Lula bate martelo e teto de 1,97% é aprovado pelo CNPS
- Política Câmara aprova MP que altera cálculo de pagamentos a servidor no exterior
- Política Em operação, CGU descobre muro superfaturado em 789% no Acre
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.