Congresso

Conselho de Ética do Senado define presidente e vice-presidente

Senadores Jayme Campos (União-MT) e Eduardo Braga (MDB-AM) foram escolhidos presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente

Raphael Felice
postado em 28/03/2023 15:48 / atualizado em 28/03/2023 15:48
 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Os senadores Jayme Campos (União-MT) e Eduardo Braga (MDB-AM) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho de Ética do Senado Federal, nesta terça-feira (28/3).

Esta foi a primeira reunião do Conselho de Ética desde setembro de 2019. A última vez que o colegiado apreciou alguma medida disciplinar foi em 2017.

O Conselho é formado por 15 titulares e outros 15 suplentes, indicados por lideranças dos blocos partidários. Além de Jayme Campos e Eduardo Braga, os outros 13 senadores que compõem o comitê são: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES), Weverton (PDT-MA), Jorge Kajuru (PSB-GO), Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Zenaide Maia (PSD-RN), Fabiano Contarato (PT-ES), Hiran Gonçalves (PP-RR), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Marcos do Val (Podemos-ES),

O Conselho de Ética é responsável por analisar representações e deliberar eventuais punições a senadores. Essas sanções vão desde repreensões verbais ou advertências até perda parcial ou definitiva do mandato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE