Líderes da Câmara estão reunidos com Arthur Lira (PP-AL) nesta segunda-feira (27/3) na Residência Oficial, para discutir uma sugestão por parte dos deputados para que chegue ao fim o impasse das comissões mistas, que analisam medidas provisórias (MPs). A líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MT), e o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira (PI), estão na reunião, ambos senadores.
São cinco nomes do PP no compromisso. Também está na pauta o acordo para que se chegue a um consenso sobre as 10 proposições do tipo, pautadas por Lira para serem votadas ao longo desta semana. Conforme adiantou o Correio, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem interesse de que as dez sejam aprovadas.
Do encontro, sairá uma proposta para que Lira e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, discutam novamente a retomada dos colegiados. Pelo menos 17 líderes partidários da Câmara estão na agenda com o presidente da Câmara.
- Lira fará reunião de líderes para tratar de MPs, diz Padilha
- Lira pauta 10 das 13 MPs e escolhe relatores entre nove partidos; PT tem duas
- Planalto entra em cena e tenta sanar crise entre Lira e Pacheco
Questionados por jornalistas, os caciques evitaram se posicionar sobre as propostas que estão na pauta para resolver o impasse. Do lado do governo, José Guimarães (PT-CE) é o nome para negociar com Lira e seus colegas.
A expectativa, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é de que ambos os presidentes cheguem a um consenso. O entendimento, contudo, dos senadores é de que os colegiados já estão instalados e de que a proposta a que se chegue partirá da decisão tomada na semana passada, em que Pacheco tomou após reunião com os líderes partidários do Senado.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.