O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, que está na China desde a semana passada, segue com agenda intensa no país asiático. Nesta segunda-feira (27/3), o ministro participou de um evento sobre desenvolvimento sustentável em Pequim. Com a participação de empresários chineses e brasileiros, Fávaro reforçou na ocasião a sustentabilidade do agronegócio do Brasil e disse que o próximo Plano Safra terá incentivos para a recuperação de pastagens em áreas de plantio. Diagnosticado com uma broncopneumonia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a viagem ao país.
Fávaro vem defendendo que a produção brasileira no agro pode dobrar com a recuperação dessas áreas degradadas. “O Brasil pode e deve intensificar sua produção de alimentos. O Brasil pode e deve intensificar suas relações comerciais com a China. E podemos fazer tudo isso de forma sustentável, aumentando a produção, tanto da agricultura, quanto da Pecuária, sem desmatar uma árvore", disse aos participantes do evento.
- Assinatura de acordos de cooperação está adiada, diz Fávaro na China
- "Quem entender que a eleição acabou será bem-vindo", diz Fávaro sobre agro
- "A recuperação está indo muito bem", diz Paulo Pimenta sobre saúde de Lula
O ministro da Agricultura se adiantou à comitiva presidencial para negociar o fim do embargo chinês à carne bovina brasileira, depois de um caso isolado da doença da vaca louca. Fávaro deixa a China na próxima quinta-feira (30), com o saldo de conseguir derrubar o embargo chinês e a adição de novos frigoríficos habilitados em fazer exportações para o país asiático.
Agenda cheia
Mesmo com o adiamento da visita de cinco dias do presidente Lula, o ministro ainda terá diversos encontros com representantes do governo e do empresariado chinês. Nesta terça-feira (28), Fávaro deve visitar um centro de pesquisa especializado na área agrícola, o China Agricultural University; em seguida visita um hub de inovação tecnológica voltado para o agro, o Syngenta Group Beijing Innovation Cente. Na quarta-feira (29), em seu último compromisso oficial, o ministro participa do "Fórum Econômico Brasil-China: Novas fronteiras para uma parceria sustentável".
Saiba Mais
- Política Disputa de pesos-pesados alagoanos
- Política Municípios podem entrar em emergência climática permanente, diz Marina
- Política Após adiar viagem à China, Lula deve encarar anúncio de novo marco fiscal
- Política Ferrovia, estrada e petróleo na Amazônia: os projetos 'antiambientais' no governo Lula
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.