O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou convite para ir à Espanha no fim de abril, após viagem já programada a Portugal. A informação foi confirmada nesta sexta (24/3) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao chanceler espanhol, José Manuel Albares.
Vieira esteve reunido com Albares em Santo Domingo, na República Dominicana, onde ocorre a XXVIII Cúpula Ibero-americana. O evento reúne representantes de alto nível de 22 governos das Américas e da península Ibérica. Segundo o Itamaraty, ambos debateram também sobre a futura presidência espanhola da União Europeia (UE), sobre a cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a UE, que ocorre em julho, e sobre a negociação de um tratado entre ela e o Mercosul.
- Para evitar crise, Lula discursará no Parlamento de Portugal em sessão específica
- “Lula é maior que o Brasil”, diz embaixador do país na Espanha
- Posse de Lula já tem 12 chefes de Estado confirmados; expectativa é de recorde
Além do chanceler espanhol, Mauro Vieira reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, para tratar da retomada das relações entre os países e a volta da cooperação, incluindo "apoio às comunidades ianomâmis em ambos os lados da fronteira", de acordo com o Itamaraty.
Lula vai a Portugal entre os dias 22 e 25 de abril, e deve ir, na sequência, à Espanha. O convite foi feito ao petista no início do mês por representantes do governo espanhol.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.