PRESENTES DAS ARÁBIAS

Bolsonaro entrega para a PF fuzil e pistola ganhos dos Emirados Árabes

Advogado que faz a defesa do ex-presidente entregou na sede da Polícia Federal armas que estavam em posse do ex-presidente

Henrique Lessa
postado em 24/03/2023 13:32 / atualizado em 24/03/2023 19:17
 (crédito: Divulgação PF)
(crédito: Divulgação PF)

Após a emissão de uma guia de tráfego do Exército, o advogado Paulo Cunha, que representa Jair Bolsonaro (PL), acompanhado do subtenente do Exército, Osmar Crivelatti, entregaram na manhã desta sexta-feira (24/03) as armas que o ex-presidente recebeu como presente do governo dos Emirados Árabes Unidos, na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília.

O subtenente transportava uma bolsa com as armas recebidas das autoridades árabes em 2019. O presente, um fuzil da marca Caracal, modelo CAR 816, calibre 5,56 mm, com o nome de Bolsonaro gravado, é avaliado em cerca de R$ 40 mil, sem contar a customização realizada. A outra arma é uma pistola automática, da mesma marca, modelo 1911, de calibre 9x19mm.

A PF confirmou a entrega dos equipamentos pelos emissários de Bolsonaro e, em nota, disse que recebeu “as armas presenteadas pelos Emirados Árabes Unidos à autoridade em viagem ao país”, e que os armamentos serão periciados e ficarão à disposição do Tribunal de Contas da União (TCU).

As armas foram presente de um príncipe de uma das famílias reais dos Emirados Árabes Unidos e teriam sido recebidas por uma terceira pessoa, que foi encarregada de entregar o armamento ao ex-presidente já dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na volta ao país.

Bolsonaro afirmou em suas redes sociais, em 2021, que teria ao menos dois fuzis em casa, à época no Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência da República, e que, inclusive, mantinha um deles em seu quarto. “Eu tenho dois fuzis em casa. Se a mulher sair do quarto, tudo bem. Mas o fuzil fica lá, ele não sai".

A devolução do armamento acontece depois de uma decisão do TCU, que obrigou o ex-chefe do Executivo a devolver presentes protocolares recebidos durante o mandato. Ainda nesta sexta, mais cedo, um dos pacotes de joias recebidos da Arábia Saudita foi entregue em uma agência de penhores da Caixa, na Capital Federal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE