A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23/3) convites para receber quatro ministros do poder Executivo. As datas foram anunciadas pelo presidente do do colegiado, o deputado Sanderson (PL-RS).
Serão ouvidos os ministros Flávio Dino (Justiça), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Daniela Carneiro (Turismo) e o general Gonçalves Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da presidência (GSI).
– 11 de abril: Flávio Dino (em conjunto com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle)
– 12 de abril: Silvio Almeida
– 19 de abril: Gonçalves Dias
– 26 de abril: Daniela Carneiro
- Câmara e Senado se preparam para limpar a pauta de medidas provisórias
- CRE adia votação do plano de trabalho para 30 de março
- Lira critica Renan e afirma que 13 MPs serão votadas na próxima semana
Flávio Dino é alvo de 15 requerimentos de convite na Câmara em diferentes comissões. Além dos esclarecimentos à CSP e da CFFC, Dino também teve um convite aprovado para prestar esclarecimentos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na próxima terça-feira (28). Os deputados querem tratar de diferentes assuntos, como o revogaço de Lula que limitou a compra e a posse ou porte de armas de fogo — os registros por Caçador, Atirador e Colecionador (CACs). Os parlamentares também querem ouvir Dino sobre as ações adotadas após os atos golpistas de 8 de janeiro.
Já Silvio Almeida foi convidado para falar sobre suas declarações favoráveis à descriminalização das drogas e sobre a situação dos presos nos atos antidemocráticos. O ministro do GSI também vai prestar informações a respeito dos ataques extremistas e dos atos realizados para defesa do Palácio do Planalto.
Por último, a ministra Daniela Carneiro irá esclarecer informações sobre seu suposto envolvimento com milicianos do Rio de Janeiro.
CFFC
Além do convite a Dino, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovou o dos ministros Carlos Lupi, da Previdência, e Carlos Fávaro, da Agricultura. O presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), João Fukunaga, também recebeu convite para prestar esclarecimentos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.