Sem divulgar nomes, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (22/3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já aprovou as indicações feitas pelo titular da Fazenda, Fernando Haddad, para a diretoria do Banco Central (BC).
“Haddad escolheu, e o presidente ratificou os nomes”, disse Rui em conversa com jornalistas. Questionado sobre quem eram os indicados, Costa reforçou que caberá ao presidente Lula anunciar, ou delegar para Haddad fazer a divulgação, antes dos escolhidos serem submetidos para a aprovação do Senado Federal.
- Rui Costa: Campos Neto presta "desserviço à nação" no Banco Central
- Os tropeços do Palácio do Planalto na escolha de aliados e inimigos
- Lula aumenta o tom em embate sem trégua contra o Banco Central
O mandato de dois membros do colegiado que dirige a instituição terminou em 28 de fevereiro. Serão indicados nomes para as diretorias de Política Monetária e de Fiscalização. Fontes apontam o profissional de mercado Rodolfo Fróes para a Política Monetária, e o servidor de carreira do BC Rodrigo Monteiro na Fiscalização.
Fróes, que deve substituir o atual diretor, Bruno Serra Fernandes, atuou no Bank of America e foi do conselho do Banco Fator, onde trabalhou com o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, que presidiu a instituição.
Já Monteiro, que é servidor de carreira, pode substituir Paulo Souza, também originário do quadro. A escolha de Monteiro acalma setores da instituição que temiam a captura, pelo mercado financeiro, exatamente da diretoria responsável pela fiscalização e controle dos bancos e dos demais agentes do mercado.
As nomeações devem fortalecer a posição do governo dentro do BC pela redução na taxa básica de juros, a Selic, hoje fixada em 13,75% ao ano, o que configura a taxa básica real mais elevada do mundo. Com a escolha dos dois nomes, possivelmente mais alinhados ao atual governo, a expectativa é que aconteçam divergências nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), com os novos indicados pregando pela redução dos juros.
Saiba Mais
- Política Centrão sobe o tom e diz a Lira que acordo sobre divisão de MPs está desfeito
- Política Na Paraíba, Lula participa de inauguração de parque de energias renováveis
- Política Lira e Pacheco se encontram novamente em busca de acordo sobre MPs
- Política Pacheco denunciou possível ameaça a autoridades há 45 dias, diz Dino
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.