PSD

Luísa Canziani presidirá Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara

A deputada federal foi eleita em sessão nesta quarta-feira (15/3) para presidir a comissão, responsável por votar e debater temas da ciência, tecnologia e cooperação internacional

Victor Correia
postado em 15/03/2023 18:04 / atualizado em 15/03/2023 18:15
 (crédito: Divulgação/Assessoria de Imprensa)
(crédito: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) foi eleita, nesta quarta-feira (15/3), para presidir a recém-criada Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara, com 23 votos. A votação ocorreu pela manhã na primeira sessão do colegiado. A escolha dos vice-presidentes, porém, será realizada em outra reunião.

"Considero a CCTI uma das comissões mais importantes da Casa, porque é fundamental na indução do desenvolvimento econômico e na redução das nossas desigualdades. Também assumimos com o compromisso de incentivar a participação de meninas e mulheres na ciência, na tecnologia e na educação", declarou a deputada. Luísa considerou a escolha "simbólica", já que o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também é chefiado por uma mulher, a ministra Luciana Santos.

A deputada está em seu segundo mandato, e foi eleita em 2018 como a parlamentar mais jovem do país, aos 22 anos. Na legislatura passada, ela presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

CCTI é responsável por deliberar sobre questões do desenvolvimento científico e tecnológico, cooperação internacional no setor, sobre o sistema estatístico, cartográfico e demográfico do país, entre outros assuntos relacionados a comunicações, robótica e informática. Ela foi criada por desmembramento da  antiga Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática em duas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE