A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14/3), o convite para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, compareça ao colegiado para prestar informações sobre a condução da política monetária e o atual patamar da taxa básica de juros (a Selic), mantida em 13,75% ao ano.
Por se tratar de um convite, Campos Neto não tem obrigação de comparecer. No entanto, sua assessoria já definiu junto ao colegiado a data de 4 de abril para o encontro.
- Senado ouvirá Campos Neto em procedimento padrão; data ainda será escolhida
- Campos Neto será convidado ao Senado depois do Carnaval, diz Vanderlan Cardoso
- 'Não temos dúvidas de que a CAE aprovará convite de Campos Neto', diz Vanderlan
A decisão atende a requerimento feito pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que preside a comissão. Em entrevista ao Correio, ele afirmou que a independência do Banco Central não é mais dúvida no Congresso.
No pedido, o parlamentar disse que “o atual patamar da taxa básica de juros tem gerado muito debate na área econômica sobre a obrigação do Banco Central em reduzir esse índice”.
“Nós queremos ouvi-lo para que apresente os dados que motivaram o Bacen a manter a taxa Selic em 13,75%. Roberto Campos Neto tem qualificação e vem fazendo um ótimo trabalho à frente do Banco Central, e isso nos dá confiança em suas decisões, mas precisamos entender melhor essas medidas que estão sendo adotadas para a definição da taxa Selic”, declarou Cardoso.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Saiba Mais
- Economia Cresce mobilização sobre aumento no teor da mistura do biodiesel
- Política Criador do perfil Dilma Bolada é nomeado para cargo de gerente na EBC
- Política Lula diz a ministros que todo anúncio precisa passar antes pela Casa Civil
- Política Haddad entrega novo plano do arcabouço fiscal a Alckmin no Planalto
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.