Judiciário

Ayres Britto: "Democracia pode abater quem se arma para abatê-la"

Em conversa com o Correio, o ministro aposentado do STF enfatizou que "os democraticidas" não venceram no 8 de janeiro, e que a democracia tem direito à legítima defesa

Victor Correia
postado em 09/03/2023 15:14
 (crédito: Débora Oliveira/CB/D.A. Press)
(crédito: Débora Oliveira/CB/D.A. Press)

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto declarou nesta quinta-feira (9/3), ao Correio, que a democracia pode exercer sua "legítima defesa" e tem o poder de "abater, por meios que ela prevê, quem se arma para abatê-la". Ayres Britto, que é presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, participou do lançamento do Prêmio Innovare hoje, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"O indivíduo está autorizado pelo direito a utilizar da chamada legítima defesa, por meios próprios. A democracia também tem o direito à legítima defesa. Se a sua vida, a minha vida, as nossas vidas são o bem jurídico maior, individualmente, o bem jurídico maior da coletividade, de personalidade coletiva, por definição é a democracia", explicou o magistrado. "Então, a democracia tem mesmo o poder de abater, por meios que ela prevê, de abater quem se arma para abatê-la", acrescentou.

Britto frisou, porém, que "os democraticidas" não venceram no dia 8 de janeiro, com os ataques terroristas em Brasília, e que "o democraticídio não se perpetrará em nenhum outro dia do calendário". O ministro aposentado alertou também contra os grupos que pregam atos antidemocráticos.

"Esse ódio todo que se mentaliza, que se financia e se orquestra no Brasil dos últimos anos, é um ódio à democracia. É preciso entender que nós temos um segmento social, que não é inexpressivo, que odeia a democracia pelo que a democracia tem de conteúdos humanistas e civilizados", enfatizou o magistrado.

Prêmio Innovare

Estavam presentes também na solenidade o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, entre outras autoridades.

O Prêmio Innovare está na sua 20ª edição e visa reconhecer "práticas transformadoras" do Judiciário brasileiro. O tema de destaque para a edição deste ano é a defesa do Estado Democrático de Direito. As inscrições começaram ontem e vão até 8 de maio pelo site premioinnovare.com.br.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE