Um vídeo obtido pela TV Globo mostra o momento em que o ministro de Minas e Energia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Bento Albuquerque, tentou liberar a joias dadas pela Arábia Saudita e avaliadas em R$ 16,5 milhões. As imagens são do dia 26 de outubro de 2021. "Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama", disse o ex-ministro.
No registro, gravado no Aeroporto de Guarulhos, o então assessor de Bento Albuquerque, Marcos André Soeiro, conversa com um auditor da Receita Federal. Quando ele foi questionado sobre de quem seriam as joias, Soeiro disse que eram “um presente do príncipe regente da Arábia Saudita para o ministro”.
- Bolsonaro diz a TV que ficou com segundo pacote de joias da Arábia Saudita
- Imagens mostram enviado de Bolsonaro tentando retirar joias em aeroporto
Pouco depois, o ex-assessor liga para o ex-ministro. Quando Bento Albuquerque chega no Aeroporto de Guarulho, ele primeiramente alega que ainda não tinha visto as joias. Os fiscais, então, informam que o procedimento adotado seria a apreensão dos bens, por falta de declaração.
Em seguida, o ex-ministro diz: "Nunca recebi coisa assim tão grande. Mas quando você vai para um evento desses, aí o cara chega e vai te dando, quem sofre é o cara que tem que carregar. Então esse é o problema”. Depois, Bento afirmou que as joias eram para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. O assessor e o ex-ministro saíram do local sem as joias.
Bento Albuquerque prestará depoimento à Polícia Federal na próxima terça-feira (13/3). Ainda não há data definida para que as autoridades policiais ouçam o ex-assessor Marcos André Soeiro.
Veja o vídeo:
EXCLUSIVO: então ministro de Minas e Energia do governo de Bolsonaro, Bento Albuquerque, disse aos auditores da Receita Federal que as joias de R$ 16,5 milhões eram para a Michelle.
— GloboNews (@GloboNews) March 9, 2023
? Assista ao #EmPauta, com @cosmemarcelo: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/yf1Yfl44c8
Sargento pressionou auditor
Em 28 de dezembro de 2022, o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva foi enviado em voo oficial da FAB para o Aeroporto de Guarulhos, com a missão de resgatar as joias apreendidas em 26 de outubro do ano anterior. A ação foi gravada pelo sistema de câmeras de segurança da unidade da alfândega no aeroporto.
O sargento Silva tentou convencer o auditor da Receita Federal a liberar o bem apreendido. O militar apresentou, na tela do celular, um ofício assinado pelo tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, com pedido para a entrega dos bens.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Netflix divulga cena inédita de Mistério em Paris
- Política Nikolas sobre discurso na Câmara: 'Não há transfobia em minha fala'
- Política STJ sedia lançamento da 20ª edição do Prêmio Innovare nesta quinta-feira
- Política Anielle anuncia cooperação entre Igualdade Racial e MDS no combate à fome
- Diversão e Arte Brasiliense Babi Ceresa lança música sobre poder e a essência feminina
- Mundo Ex-CEO da Shell teve aumento de salário de 53% após invasão da Ucrânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.