O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que não houve "transfobia" no discurso dele dessa quarta-feira (8/3), Dia Internacional das Mulheres, na Câmara dos Deputados. Com uma peruca loira, o parlamentar, da tribuna do plenário, fez um discurso de teor transfóbico. No Twitter, Nikolas disse que estava "defendendo um direito das mulheres.
"Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans - visto a diferença biológica - e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca (chocante). O que passar disso é histeria e narrativa', argumentou.
Saiba Mais
Discurso transfóbico
Na Câmara dos Deputados, Nikolas ironizou as mulheres trans e se autointitulou "deputada Nikole". "As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", afirmou.
"Posso ir para a cadeia caso eu seja condenado por transfobia. Por que xinguei ou pedi para matar? Não. Porque, no Dia Internacional da Mulher, há dois anos, parabenizei as mulheres XX. É, na verdade, uma imposição. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, é um transfóbico, homofóbico ou preconceituoso", continuou o parlamentar mineiro.
O discurso de Nikolas foi repudiado por diversos parlamentares. A bancada do PSB decidiu pedir a cassação do parlamentar. Já a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) vai enviar notícia-crime ao STF contra Nikolas.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Por que genoma humano nunca foi decifrado completamente (e o que falta para se chegar lá)
- Mundo João Paulo II 'sabia' da pedofilia na Polônia, segundo investigação jornalística
- Diversão e Arte Conrado se revolta por Sorvetão ter sido excluída de especial sobre Xuxa
- Cidades DF Oito em cada dez casos de pacientes renais poderiam ser evitados
- Cidades DF CPI: ex-subsecretária diz que inteligência não falhou em 8 de janeiro
- Mundo Prefeitura de Lisboa pode buscar financiamento para obra de Niemeyer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.