Congresso

Davi Alcolumbre é o novo presidente da CCJ no Senado

Conforme antecipou o Correio, Alcolumbre lidera o mais importante colegiado da Casa Alta. Pela CCJ, todas as pautas que tramitam passam pela análise do grupo

Taísa Medeiros
postado em 08/03/2023 17:15 / atualizado em 08/03/2023 17:18
 (crédito:  Edilson Rodrigues/Agência Senad)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, nesta quarta-feira (8/3), o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para o biênio 2023-2024. A CCJ é considerada a comissão mais importante em funcionamento na Casa. A previsão de divulgação dos membros dos colegiados era o último dia 1º. Por falta de acordo nas negociações, houve atraso nas definições. O Correio adiantou ontem a oficialização de Alcolumbre.

O senador, que já ocupou o cargo de presidente da Casa, é o principal aliado do atual ocupante do cargo, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O nome do político amapaense já vinha sendo cotado para ocupar o cargo.

As comissões têm a função de indicar emendas parlamentares, investimentos em obras e políticas públicas nos estados. As nomeações são disputadas pelos parlamentares por conta da visibilidade e relevância que ocupam.

O Senado possui 14 comissões permanentes. Elas são temáticas e discutem os projetos pertinentes a suas áreas de conhecimento, produzindo relatórios e pareceres técnicos que orientam a votação das propostas e embasam o debate na sociedade. Há também a Comissão Diretora do Senado Federal composta pelos integrantes da Mesa do Senado.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE