Representatividade

Padilha anuncia que "Conselhão" terá 40% de mulheres e divulga nomes

Entre as mulheres anunciadas para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) estão as empresárias Luiza Trajano, Neca Satúbal e Cristina Junqueira

Victor Correia
postado em 08/03/2023 17:13 / atualizado em 08/03/2023 17:14
 (crédito:  Ricardo Stuckert/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

O chefe da Secretaria de Relações Institucionais, ministro Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (8/3) que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como "Conselhão", será composto por 40% de mulheres. O anúncio foi feito pelo ministro no Dia Internacional das Mulheres. Entre as integrantes anunciadas estão a empresária Luiza Trajano, a socióloga e empresária Neca Satúbal e a empresária Cristina Junqueira.

"É um lugar importante de representação feminina conquistado no governo Lula. Fico feliz em ver mais espaços de poder serem ocupados por elas", escreveu Padilha em sua conta no Twitter.

O CDES é formado por 150 representantes da sociedade civil, e tem como função aconselhar diretamente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na formação de novas políticas públicas ou no aperfeiçoamento das já existentes. O órgão foi extinto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e recriado por Lula.

Segundo Padilha, convites ainda estão sendo feitos para a composição do Conselhão. Entre os nomes estão empresárias, representantes de movimentos sociais e ativistas. Padilha garantiu que a formação do grupo terá "inédita diversidade étnica e regional".

Confira as mulheres já anunciadas para compor o Conselhão:

  • Luiza Trajano - empresária que comanda a rede de varejo Maganize Luiza
  • Neca Satúbal - socióloga e herdeira do grupo Itaú
  • Cristina Junqueira - cofundadora e CEO do Nubank
  • Aline Sousa - coordenadora da Comissão Nacional de Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável
  • Antonia Cleide - presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores (UNAS) de Heliópolis e Região
  • Heloisa Soares - coordenadora-executiva da Frente de Luta por Moradia (FLM)
  • Bruna Brelaz - presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE)
  • Benazira Djoco - União Geral de Trabalhadores (UGT)
  • Ivone Maria da Silva - presidente do Sindicato dos Bancários (SPBancários)
  • Camila Moradia - Movimento por Moradia no Complexo do Alemão
  • Bela Gil - chef e defensora da agricultura familiar e da alimentação saudável
  • Keila Simpson - travesti e ativista dos direitos das pessoas trans

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE