Uma das principais opositoras dentro do Partido dos Trabalhadores sobre a continuidade do ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmmann disse “estar tudo superado” ao ser questionada pelo Correio sobre a decisão do Palácio do Planalto de mantê-lo à frente do Ministério das Comunicações.
Gleisi defendeu na semana passada que o próprio gestor da pasta pedisse o afastamento do cargo, ao qual chegou por meio de seu padrinho na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), líder da sigla na Casa.
- Lula cobra apoio do União Brasil para manter Juscelino como ministro
- Após reunião, Lula mantém Juscelino Filho como ministro das Comunicações
- Caso de Juscelino Filho aumenta a pressão para Lula ajustar base
A declaração, entre outras, foi alvo de nota do União. Juscelino Filho é acusado de uso indevido de verbas públicas e de omitir bens na declaração de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O assunto desaguou em um racha entre a bancada da sigla na Câmara dos Deputados e a cúpula do governo Lula, e rendeu, por parte da presidente do PT, críticas a Juscelino Filho, seu colega dentro da Casa também. Ambos são deputados federais licenciados.
Com a bandeira de paz erguida para o União Brasil, é momento de se intensificarem os diálogos com o ministro Alexandre Padilha (PT), respondeu ao ser questionada sobre se a expectativa do governo agora é contar com os votos no União na Câmara e no Senado.
As relações entre União Brasil e Planalto são profundas e ganharam corpo em 2022 — apesar da legenda ter liberado seus diretórios estaduais nas eleições do ano passado — por meio das articulações com os deputados Luciano Bivar (PE), presidente do partido, e Elmar Nascimento e com o senador Davi Alcolumbre (AP).
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Lula diz que fugia de Newton Cardoso para não fazer foto em MG
- Política Ex-ministro quer criar Museu Bolsonaro: Memória, continuidade, retorno
- Política Brasil está aberto a receber expulsos da Nicarágua, diz embaixador na ONU
- Política PT, PL, PSol e União se reúnem com bancadas para definir comissões
Kelly Hekally - Especial para o Correio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.