DIVISÃO

Lira convoca líderes para reunião, com comissões permanentes na pauta

Rateio das 30 comissões entre 23 siglas enfrenta resistência, sobretudo nos colegiados considerados estratégicos. Algumas, porém, já têm destinação certa: Constituição, Justiça e Cidadania, para o PT, que terá também a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que chegou a ser cobiçada pelo PL e pelo PP

Kelly Hekally Especial para o Correio
postado em 05/03/2023 23:37 / atualizado em 05/03/2023 23:38
 (crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
(crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), marcou para esta segunda-feira (6/3), às 19 horas, uma reunião de líderes. O encontro, que ocorre em geral semanalmente na Residência Oficial, deve avançar, em razão do calendário atrasado, com as divisões partidárias das comissões permanentes.

O rateio é o principal entrave do parlamentar alagoano no momento. A previsão, considerando a agenda anual da Câmara, é de que os colegiados tenham suas presidências e composições "empossadas" até a segunda semana de março. Nenhuma está tendo atividades, por conta da lacuna.

A divisão das 30 comissões entre 23 siglas enfrenta resistência, sobretudo nos colegiados considerados estratégicos. Algumas, porém, já têm destinação certa: Constituição, Justiça e Cidadania, para o PT, que terá também a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável — que chegou a ser cobiçada pelo PL e pelo PP.

O PL vai ficar com a Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e o PP com Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A disputa se dá também em torno do número de comissões a que cada partido terá direito, já que o Regimento Interno não será aplicado na íntegra. Lira não vai entregar ao PL o total com que a sigla poderia ficar: seis.

A soma tem relação com o acordo que Lira fez para garantir a recondução como presidente da Casa. Partidos de bancadas menores, como PDT e PCdoB, ficarão com uma comissão, cada.

Após a divisão, o debate entre líderes passa a ser em torno das indicações para presidente, que passa também pela apreciação de Lira. Se o parlamentar barrar, o partido não poderá levar o nome adiante.

No Senado, a discussão está no mesmo patamar. A expectativa é de que na Casa a novela seja encerrada na quarta-feira (9/3). O Senado conta com 24 colegiados permanentes.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE