O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, discursa amanhã (27/02), às 15h (horário de Brasília), na 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. O Conselho é composto por 47 países que tem como objetivo promover e proteger os direitos humanos globalmente. Essa será a primeira participação do ministro em um evento internacional com a ideia de reposicionar o país internacionalmente no tema.
De forma inédita, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, que se autodeclara travesti, também irá fazer uma fala no evento. É a primeira vez que a comunidade tem uma representante brasileira neste evento.
O Correio apurou que o tom que será usado pelo ministro é o de reconstrução. Em seu discurso resgatará o protagonismo que o Brasil tem no tema, assim como encabeçará o retorno da discussão sobre o próprio conceito de direitos humanos, a partir do Sul global.
A intenção de Sílvio é trazer a questão dos povos indígenas como prioridade, tratar sobre o Plano Nacional de Proteção aos Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas e sobre o trabalho escravo, que teve aumento de denúncias nos últimos anos no país.
A expectativa é de que, a partir do novo posicionamento brasileiro, se passe confiança da retomada do país para o sistema dos Direitos Humanos e de contribuição para o conselho. Com isso, espera-se a retomada dos canais de diálogo com o cenário internacional que sofreram um retrocesso no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Na agenda, Sílvio terá reuniões bilaterais com chefes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a chanceler do Chile, Antonia Urrejola Noguera. Participará também do evento Perspectivas brasileiras, sobre os desafios dos direitos humanos: sustentando o multilateralismo e a cooperação internacional.
Larrat aproveitará a oportunidade, ainda, para realizar encontros bilaterais para tratar sobre questões relacionadas ao trabalho e à saúde dos LGBTQIA+. As autoridades ficarão em Genebra até a sexta-feira (03/03).
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!