O assessor especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, desembarcou nesta domingo (26/2) em Brasília, onde terá uma série de reuniões com integrantes do governo para discutir a parceria entre Brasil e Estados Unidos no combate às mudanças climáticas.
Kerry ficará no Brasil até a próxima terça-feira (28/2), quando embarcará para a Cidade do Panamá, antes de voltar ao seu país. Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos afirmou que o assessor "vai dar continuidade ao Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA, que os presidentes (Joe) Biden e Lula relançaram durante a reunião de 10 de fevereiro".
Ainda segundo a embaixada, o assessor especial tratará do combate ao desmatamento, avanço em direção a uma matriz de energia limpa e a construção de uma bioeconomia forte. Ações concretas que devem ser discutidas são a contribuição dos Estados Unidos ao Fundo Amazônia, anunciada por Biden e os esforços dos dois países para cumprir metas do Acordo de Paris.
Reuniões com Alckmin, Marina, Guajajara, Pachego e Mercadante
Na segunda-feira (27/2) de manhã, Kerry estará no Itamaraty em reunião com a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com a secretária-geral do Itamaraty, a embaixadora Maria Laura da Rocha.
O assessor especial dos EUA também deve se reunir, durante sua estadia, com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!